quinta-feira, 15 de março de 2012

Governo volta atrás na lei que libera cerveja nos jogos da copa


Aprovada na semana passada por uma comissão especial da Câmara, a autorização para a venda de bebida alcoólica nos estádios deve ser suprimida do texto da Lei Geral da Copa, ainda pendente de votação no plenário.
Deve-se a informação ao líder do PMDB, Henrique Eduardo alves (RN). No twitter,  o deputado informou que o Planalto lavou as mãos: “Governo declara a líderes da base [governista] que bebida nos estádios não tem seu patrocínio! É indiferente.”
Liberados daquilo que imaginavam ser um compromisso do Brasil com a Fifa, os mandachuvas das bancadas decidiram, por assim dizer, chutar o balde. Henrique anotou: “…Maioria dos líderes contra bebida nos jogos da Copa. PMDB também. Acabo de externar essa posição do partido.”
Analisam-se agora as alternativas que levam à supressão do artigo aprovado na comissão. Henrique esclareceu: “Texto da bebida terá dois caminhos: relator [Vicente Cândido, do PT-SP] reconsidera ou irá a voto no plenário. Relator deverá retirar. Bebida, a meu ver, está fora.”
Para usar a expressão cara a Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa, o recuo da Câmara significa uma espécie de “chute no traseiro” da entidade que comanda o futebol mundial. Ou, por outra, a meia volta dos deputados é um chute na caixa registradora.
A Fifa “exigiu” a liberação do álcool nos estádios porque está amarrada a um contrato de patrocínio de uma cervejaria. Na comissão especial, a concessão passou por margem relativamente apertada de votos: 15 a 9.
Afora o nariz torcido dos deputados que integram as bancadas evangélica e da saúde, o comércio de bebida nos jogos é criticado pelo Ministério Público. Hoje, leis estaduais proíbem a venda de álcool nos estádios da maioria das unidades da federação.
Fonte: Josias de Souza

Nenhum comentário: