segunda-feira, 5 de março de 2012

Do Blog do Diógenes

Eleição de outubro será marco para Lei da Ficha Limpa

 

Os políticos não terão vida fácil nas eleições municipais deste ano, que deverá ser o marco da Lei da Ficha Limpa.

O novo chefe do Ministério Público Eleitoral, o procurador da República Paulo Sérgio Rocha, dá uma ideia do que será feito para barrar a candidatura de quem possui folha corrida.

O que é que estabelece a Lei complementar número 135 de 2010, a chamada Lei da Ficha Limpa:

Fica inelegível por 8 anos o candidato que tiver o mandato cassado, renunciar para evitar cassaçãofor condenado por decisão de órgão colegiado (com mais de um juiz), mesmo que ainda exista a possibilidade de recursos.

A Lei lista os seguintes crimes:

1. contra a economia popular, a fé pública, a administração pública e o patrimônio público;

2. contra o patrimônio privado, o sistema financeiro, o mercado de capitais e os previstos na lei que regula a falência;

3. contra o meio ambiente e a saúde pública;

4. eleitorais, para os quais a lei comine pena privativa de liberdade;

5. de abuso de autoridade, nos casos em que houver condenação à perda do cargo ou à inabilitação para o exercício de função pública;

6. de lavagem ou ocultação de bens, direitos e valores;

7. de tráfico de entorpecentes e drogas afins, racismo, tortura, terrorismo e hediondos;

8. de redução à condição análoga à de escravo;

9. contra a vida e a dignidade sexual; e

10. praticados por organização criminosa, quadrilha ou bando;

A lei alcança também os que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas.

Portanto, não é pouca coisa. O que é que o Ministério Público Eleitoral pretende fazer?

O procurador Paulo Sérgio Rocha vai solicitar a lista dos políticos condenados Tribunal Regional Federal, Tribunal Regional Eleitoral, Tribunal de Justiça, Tribunal de Contas do Estado e Tribunal de Contas da União.

A ideia é cruzar os dados para elaborar uma lista dos políticos inelegíveis que ficará concentrada nos tribunais eleitorais. O político que tiver o nome nesta lista terá o registro de candidatura negado.

Este será o primeiro obstáculo aos fichas sujas. Outros podem surgir até em caso de eleição antes da diplomação e no exercício do mandato se houver decisão condenatória por órgão colegiado.

Como se vê, político sujo pode até se candidatar. Mas terá de correr o risco de ter a candidatura negada ou ser cassado em caso de eleição. Quem ganha com isso é a sociedade. Pau neles!

3 comentários:

Anônimo disse...

Dr Luciano coloca aí na primeira pagina o sucesso da cavalgada do vereador Roberto lima, diz que hj na delegacia encontrava se o reizinho Roberto junior que levou uma cambada de pau pra se ligar. Uiiiiiii

Anônimo disse...

Mas rapaz como é q pode? dizem q o imperador se meteu e quiz pressionar a policia dizendo q o irmao dele tava certo. agora vcs imaginem esse povo no puder.

Anônimo disse...

o homem q mais fala na camara é julio cesar agora eu quero ve é ele falar desse assunto na radio, é esse o exemplo q ele da ao povo da cidade? ele chegou la gritando c todo mundo.