quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Deu no Blog de Jorge Moreira

EDUCAÇÃO INCLUSIVA
Escola de comunidade rural promove mostra de conhecimento
Foto divulgação
Com o objetivo  de sensibilizar alunos, professores, pais e a comunidade em geral sobre a importância do respeito às crianças, jovens e adultos com necessidades educacionais especiais, a Escola Municipal Professor José Tito Júnior, da comunidade rural de Coqueiros, realiza a III Mostra de Conhecimento nestes dias 24 e 25 de outubro.
A abertura aconteceu nesta segunda-feira à tarde no pátio interno do estabelecimento de ensino e contou com a presença do prefeito Antônio Peixoto, vereador Irmão Carlos, secretária de assistência social Ozeny Fernandes, Maria do Socorro Lopes, secretária adjunta de educação representando a titular da pasta Ângela Aquino, além do comparecimento em massa da comunidade escolar, entre outros.
O tema deste ano foi “Inclusão na Escola”, já que nos últimos dez anos, período em que a inclusão tornou-se realidade tem se presenciado as escolas municipais  recebendo a atendendo esse novo aluno que antes era excluído.
De acordo com o diretor do estabelecimento, José dos Santos Baracho, com a inclusão tem se constatado que os alunos portadores de necessidades especiais são tão capazes quanto quaisquer outros considerados normais. “Para entender realmente o tema inclusão, a meta da nossa escola é desconfigurar dentro e fora de sala de aula qualquer tipo de exclusão, culminando num único objetivo que é a aprendizagem”, destaca o professor Baracho.
Na abertura da Mostra, o evento também contou com a participação da APAE, CEMAI e profissionais do Programa Saúde da Família-PSF da localidade.
Dentro do tema proposto, os alunos desenvolveram vários temas e sub-temas como: deficiências física, visual, auditiva, mental, digital e tecnológica.
Durante a solenidade de abertura, o prefeito Antônio Peixoto, fez um breve balanço de como encontrou a educação do município quando assumiu o governo em janeiro de 2009, principalmente no que se refere a inclusão. “Com esse tipo de trabalho, a inclusão, que tão brilhantemente vem sendo desenvolvido por toda a equipe da secretaria de educação, estamos dando a essas pessoas as condições necessárias de cidadãos”, enfatiza o prefeito.
Além da Escola de Inclusão Digital que será inaugurada nos próximos dias na comunidade, o prefeito Antônio Peixoto anunciou que irá construir um creche, na localidade, para atender à todas as crianças de 0 a 3 anos de idade, da região do baixo vale do Ceará-Mirim. “Estamos trabalhando dia e noite, sábados, domingos e feriados como dissemos que íamos fazer. E o nosso governo não medirá esforços para continuar melhorando mais e mais a educação do nosso município, bem como, a inclusão de alunos com necessidades especiais”, ressalta.
O prefeito ainda destacou o empenho das equipes das secretarias de educação e da Semthas que desenvolvem trabalhos importantes para que as coisas aconteçam na educação e na inclusão.
A III Mostra de Conhecimento da Escola Professor José Tito Júnior, contou ainda com apresentações culturais, grupos de danças da Apae, Coqueiros, Sítio, CEMAI, além de palestra com o professor e cordelista Cosme Lopes, em torno do tema desenvolvido.
O evento prossegue durante todo o dia desta terça-feira 25/10 com exposição dos trabalhos no horário compreendido entre 8h e 16h.


Um comentário:

patricia disse...

Ola Luciano você sabe mim informa quando vai ser o próximo sorteio para entregas das casas do projeto minha casa minha casa minha vida?