segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Deu no Blog de Jorge Moreira

EDUCAÇÃO
Descaso com escolas da rede municipal era uma vergonha em gestões passadas
Escola do distrito de Caiana: completamente reconstruída (Foto SECOM/PMCM)
Ao longo de várias gestões passadas, quando duas oligarquias se revezavam no poder, ouvia-se muito nas campanhas eleitorais, nos programas eleitorais gratuitos no rádio, políticos/candidatos com discursos ensaiados, bem treinados dizendo exaustivamente: "A educação está em primeiro lugar", "A educação é a prioridade no nosso governo" ou "A educação é a esperança de um futuro melhor".
Pois bem, passadas as campanhas, terminada a apuração dos votos, essas frases feitas tomavam sua verdadeira dimensão: a de palavras vazias, descompromissadas, falácias...
E o pior, em nenhum outro lugar do Brasil essas frases se tornariam tão vazias como em Ceará-Mirim.
O prefeito Antônio Peixoto, quando assumiu o governo em janeiro de 2009, encontrou as escolas de rede municipal de ensino no mais completo estado de descaso e falta de respeito com a educação do município.
No distrito de Várzea de Dentro, por exemplo, a Escola Municipal José Venâncio encontrava-se com o muro de proteção rachado e sua estrutura física comprometida, podendo ir abaixo a qualquer momento. Mas se o problema fosse só ir abaixo, tudo bem.
O problema seria causar um grave acidente com as crianças que lá estudavam e que disponibilizavam de pouco espaço para se entreterem nos momentos de lazer e de recreação.
Em 2009, a maioria das escolas municipais apresentava situação de caos por falta de reforma e manutenção. Ao final da gestão passada, professores e funcionários se negavam a falar temendo represálias, mas apontavam a falta de estrutura que ia desde piso, paredes, portas e janelas danificadas, à mesas e bancos de madeira improvisados para os alunos se sentarem na hora das refeições.
O SINTE/RN Regional de Ceará-Mirim sofreu muito nas mãos da gestão passada na busca de prestação de contas com o objetivo de saber onde e como estavam sendo gasto os recursos do Fundeb, mas não obtiveram muito sucesso nesse sentido, ao longo dos oito anos da administração do PSDB.
Diante dos fatos, a gestão "Compromisso com o Povo" assumiu o governo priorizando a educação, entendendo que ela merecia mais respeito e atenção por parte do poder público municipal, que antes, mostrava uma outra realidade, uma espécie de ilusão de ótica em sua mídia institucional.

COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO

Desde que assumiu o governo em janeiro de 2009, o prefeito Antônio Peixoto sempre demonstrou a sua preocupação com a educação de Ceará-Mirim. Naquela ocasião, recebeu o município com 45 escolas municipais, das quais, cerca de 35 já foram reformadas e ampliadas. Hoje o município já conta com 52 estabelecimentos de ensino.
Além disso, a gestão "Compromisso com o Povo" em menos de três anos de governo já implantou sete Centros de Educação Infantil, sendo quatro na zona rural e três na zona urbana.
A Prefeitura de Ceará-Mirim também tem firmado convênios para capacitação de educadores, melhorias para proporcionar uma melhor qualidade do ensino/aprendizagem, distribuição de livros didáticos para a educação infantil, fardamento escolar para todos os alunos da rede municipal de ensino, convênio com o MEC para construção de uma creche modêlo que está sendo erguida no Conjunto Luiz Lopes Varela, entre dantas outras melhorias que estão dando uma verdadeira guinada na educação do município.
"Tudo o que a gente puder fazer para melhorar a educação do nosso município, vai fazer. Estamos avançando nesse propósito e fazendo um grande esforço com coragem, dedicação e determinação para investir na educação, principalmente na educação das nossas crianças e adolescentes que são o futuro da nossa cidade e do nosso país", ressalta o prefeito Antônio Peixoto.
E por falar em reforma das escolas, nos próximos dias, a Prefeitura de Ceará-Mirim estará fazendo a entrega de mais uma escola municipal. Trata-se da Escola Sotera Arruda Fialho, no distrito de Caiana, que foi completamente reconstruída, ganhando novas salas de aula, refeitório, nova copa com lugares distintos para alimentação e material de limpeza, muralha em sua área externa, novos banheiros, nova mobília, entre outras importantes melhorias.
E não para por aí. Estão em andamento, as obras de reformas das escolas Gonçalo Teixeira em Lagoa Grande, CERU em Coqueiros, Emídio Ferreira da Silva em Rio dos Índios, e Maria Antoniêta Varela na zona urbana.
Já são cerca de 12 novas salas de aula construídas pela gestão "Compromisso com o Povo" em menos de três anos de administração do Prefeito Antônio Peixoto


Nenhum comentário: