segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Defesa Social

SEGURANÇA PÚBLICA - CAPACITAÇÃO DA GUARDA MUNICIPAL

Terá início neste dia 17.10.11 o curso "Segurança Pública e Prevenção a Violência na Escola/Comunidade, (que tem sua carga horária com 155,5 hora/aula), o qual é dirigido à Guarda Municipal, onde os operadores da Segurança Pública em âmbito municipal estarão se qualificando para atender de forma mais eficiente e ficáz a sociedade Cearamirinense.

O curso terá duração de 17 dias, com aulas teóricas e em sua maioria práticas,Funcionará de forma integral, manhã e tarde, no CAIC e contará com um diferencial, será ministrado no próprio município e terá um corpo de instrutores totalmente qualificados, sendo escolhidos entre os melhores do Estado do Rio Grande do Norte.Primando sempre pela integração, farão parte da equipe de instrutores, profissionais das Policias Militar e Civil, Guarda Municipal e Sociedade Civil que hoje formam os profissionais da área na Academia de Polícia do RN e nas Universidades também do RN.

É importante frisar que o curso é totalmente norteado pela Matriz Curricular Nacional para Formação das Guardas Municipais, documento construído pela Secretaria Nacional de Segurança Pública - SENASP do Ministério da Justiça e foi construído pela Secretaria de Defesa Social, sendo uma das metas que a Secretaria de Defesa está executando, sendo este advindo do Convênio aprovado junto ao Ministério da Justiça.

Dentre as disciplinas serão ministradas:
  • Violência e (IN) Segurança Pública,
  • Atividades Sócio - Pedagógicas da GM, na Comunidade Escolar e seu entorno,
  • Uso Legal e Progressivo da Força,
  • Apropriação do Espaço Público,
  • Ética, Direitos Humanos e Cidadania,
  • Técnicas e Procedimentos Operacionais (TPO) das Guardas Municipais
O curso é uma qualificação a mais para o Guarda Municipal pois, proporcionará ao Operador da Segurança Pública, neste caso, o Guarda Municipal a operacionalizar o PROSEV, o programa de segurança e prevenção a violência.

"É uma forma de fortalecer as ações da Guarda Municipal dentro do PROSEV, pois sabemos que em si tratando de Segurança Pública, principalmente, é preciso está sempre buscando mais e mais conhecimentos.Todos já passaram por esta formação e tem em seus currículos as disciplinas deste atual curso, porém esse tem um diferencial, será totalmente volatdo para a realidade do nosso município, proporcionando assim, ao Guarda Municipal, atuar com mais propriedade e atender melhor os anseios da população local".Disse Dr. Luciano Morais, Secretário de Defesa Social.

Um comentário:

Anônimo disse...

Isso é muito importante pra Segurança Pública de nossa cidade, pois os Guardas estrão mais preparados.Parabéns Dr. Luciano.