quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Deu no blog de Oliveira Wanderley


Jornal Folha de São Paulo diz que DEM e PMDB negociam alianças em várias capitais, inclusive em Natal


Segundo o jornal Folha de São Paulo, edição de hoje, o PMDB vai liberar geral a política de alianças do partido nas eleições de 2012. 

O anúncio da liberação das alianças será feito no encontro nacional que o PMDB fará nesta quinta-feira(15) em Brasília. 

"Vamos liberar geral a política de alianças", disse o presidente nacional do PMDB, senador Valdir Raupp (RO).

De acordo ainda com a Folha de S.Paulo, nesta terça-feira(13) o deputado federal Henrique Alves, líder do PMDB na Câmara, esteve reunido com integrantes do DEM, presidido nacionalmente pelo senador José Agripino Maia.

A estratégia do PMDB e do DEM, conforme o jornal, é evitar o crescimento do PSD. PMDB e DEM já negociam alianças em várias capitais, inclusive Natal.

“Ontem mesmo, integrantes do DEM se reuniram com o líder do PMDB na Câmara, Henrique Alves (RN). 
 Em pauta, uma estratégia conjunta para as eleições e de resistência ao PSD. PMDB e DEM negociam alianças São Paulo, Recife, Natal e Salvador”, diz a Folha de S.Paulo.

Natal

A adesão de Henrique Alves ao Governo de Rosalba Ciarlini pode desaguar numa aliança do PMDB com o DEM na sucessão da prefeita Micarla de Souza.

Isto acontecendo, o PMDB poderia indicar o candidato a prefeito e o DEM o candidato a vice ou o contrário: o DEM indicaria o candidato a prefeito e o vice seria indicado pelo PMDB.

O PMDB dispõe de dois nomes: os deputados Hermano Morais e Walter Alves. Já o DEM conta com o deputado federal Felipe Maia.

Esta estratégia do PMDB e do DEM deixaria de fora da chapa governista à Prefeitura de Natal o PSD e o PSDB.

Restaria ao PSD, liderado pelo vice-governador Robinson Faria, apoiar uma chapa PMDB/DEM ou vice-versa, partir para outro cenário, que poderia ser o lançamento de candidatura própria ou se aliar a outros partidos, inclusive de oposição, como o PT, o PDT e o PSB.

No caso do PSDB, o deputado Rogério Marinho, presidente estadual do partido, ficaria numa situação difícil caso PMDB e DEM se unam em 2012 na capital. 

É que Rogério é suplente de Betinho Rosado e só está na Câmara Federal porque a governadora Rosalba Ciarlini convocou Betinho para assumir a Secretaria Estadual de Agricultura. 

Assim sendo, Rogério dificilmente se rebelaria contra o Governo, pois correria o risco de perder o lugar na Câmara Federal. Basta só que Betinho retorne à Câmara para Rogério ficar sem mandato.

Como se percebe, o processo sucessório de 2012 em Natal ainda é uma enorme incógnita e tudo pode acontecer.


 

Nenhum comentário: