quinta-feira, 10 de maio de 2012

Aula Inaugural do PRONATEC


Aula Inaugural Pronatec


CURSOS PROFISSIONALIZANTES
Prefeitura realiza aula inaugural do PRONATEC para quase 200 alunos inscritos
Na noite desta terça-feira 08/05, aconteceu no auditório "Prefeito Roberto Varela" da Estação Cultural, a aula inaugural dos cursos oferecidos pela Prefeitura de Ceará-Mirim através do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego-PRONATEC.
O programa vai qualificar inicialmente 125 pessoas nas mais diversas áreas: Auxiliar Administrativo, Recepcionista, Vendedor, Almoxarife e Garçom Básico. As aulas serão ministradas no turno noturno na Escola Municipal Adele de Oliveira.
A abertura contou com a presença de todos os alunos inscritos no programa. Os cursos serão oferecidos aos cearamirinenses por professores do SENAC e ao final todos receberão certificados com validade em todo o território nacional. Hoje estão sendo iniciadas cinco turmas compostas por 25 alunos cada.
A jovem Camila Ambrósio, do distrito de Massaranduba, conta que assim que soube da abertura das inscrições correu para fazer a sua. "Tenho muita vontade de trabalhar e de ter uma profissão, quando fiquei sabendo dos cursos que seriam oferecidos pela prefeitura, fiz logo a minha inscrição para garçom básico"afirma a garota de 16 anos que cursa o ensino fundamental, destacando ter ficado muito agradecida com a oportunidade oferecida. "É fundamental saber dar valor a importância de se ter uma profissão, e ainda ocupar o nosso tempo de forma possitiva", disse ela.
O prefeito Antônio Peixoto deu as boas vindas aos alunos durante o seu discurso na aula inaugural.
"Não basta fazer o curso. Precisamos buscar juntos, todas as formas de inserção no mercado de trabalho, o que outras gestões não tiveram essa preocupação com os nossos jovens", disse o prefeito, lembrando aos alunos, sua formação na antiga ETFERN, ao falar da importância de um curso profissionalizante.
Ao lado da esposa e também secretária de assistência social do município, Ozeny Fernandes, o prefeito destacou o esforço da gestão na profissionalização de jovens e adultos, lembrando também os cursos e capacitações de empreendedorismo já desenvolvidos no município em parceria com o SEBRAE.
Após os discursos do coordenador técnico da Semthas, Emerson Costa, da secretária de educação Ângela Aquino e do próprio prefeito Antônio Peixoto, foi apresentado um pequeno histórico dos cursos e da importância da profissionalização, pela equipe do SENAC.
Na ocasião, a coordenadora do SENAC na zona norte, em Natal, Jussara Lamas, parabenizou o prefeito Antônio Peixoto, por vislumbrar e concretizar esta iniciativa, para que estes jovens sejam verdadeiros cidadãos e engenheiros de sua própria vida profissional.
Além do prefeito Antônio Peixoto, da primeira-dama Ozeny Fernandes, também participaram da cerimônia, secretários municipais, coordenadores, auxiliares da administração municipal, e os vereadores Franklin Marinho Júnior-DEM, Irmão Carlos-PSDB e Renato Coutinho-PR, este último, líder do governo na Câmara Municipal.
Para participar do processo de seleção para as vagas do Pronatec, é preciso ter idade entre 16 e 58 anos e está cadastrado do CadUnico, já que um dos objetivos do Pronatec é contemplar as pessoas em estado de vulnerabilidade social.
Todos os dados do aluno como matrículas, notas e evasão (desistência), são registrados diretamente no programa do Ministério do Desenvolvimento Social-MDS.
Em caso de desistência, o aluno ficará de fora dos programas sociais do governo, a exemplo do Bolsa Família, pelo período de três anos. É uma forma encontrada para incentivar os candidatos a completarem o processo de qualificação. Depois de qualificados por meio do Sine, os novos profissionais serão inseridos no mercado de trabalho.
O Pronatec foi criado pela presidente Dilma Rousseff com o objetivo de expandir e democratizar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica para a população brasileira.
Nesta primeira etapa, Ceará-Mirim está oferecendo cinco cursos: Auxiliar Administrativo, Almoxarife, Vendedor, Garçom Básico e Recepcionista.

Nenhum comentário: