terça-feira, 19 de março de 2013


Governadora anuncia novas medidas de combate à seca no interior do Estado

rosalba plano seca
A governadora Rosalba Ciarlini apresentou, nesta segunda-feira (18), um balanço das ações que estão sendo desenvolvidas pelo Governo do Estado para combater a pior seca enfrentada pelo Rio Grande do Norte nos últimos 50 anos. Na ocasião, a chefe do Executivo Estadual também anunciou novas ações que estão sendo planejadas e recebeu sugestões de medidas que podem ser tomadas para amenizar os efeitos da estiagem no interior do Estado. As ações foram anunciadas durante reunião realizada no auditório da Governadoria com a presença de secretários de Estado, deputados estaduais José Adécio e George Soares, o arcebispo de Natal, Dom Jaime Vieira, além de prefeitos e sociedade civil organizada.
Durante reunião, a governadora deu a boa notícia de que, na próxima segunda-feira (25), será assinado o convênio para a Barragem de Oiticica, que já está com a licitação feita e é um sonho antigo de toda a região.
Rosalba Ciarlini enfatizou que a necessidade do momento é de somar esforços. “Precisamos dar as mãos e estarmos juntos porque a seca realmente está na sua fase aguda. Nós temos que encontrar todas as formas de levar o socorro mais imediato ao nosso povo, mas não podemos descuidar. É preciso também fortalecer ações estruturantes para que possamos em um futuro próximo conviver com a seca com sustentabilidade e isso nós estamos fazendo”, afirmou a governadora.
Dentre as ações que estão sendo desenvolvidas, o Governo do Estado já promoveu a instalação de 170 poços e outros 250 serão instalados. Junto ao Governo Federal está sendo pleiteada a liberação de recursos na ordem de R$ 13 milhões para a perfuração de cerca de 1 mil poços. Mais de 3 mil cisternas já foram contratadas e 7 mil estão em processo de contratação. Em relação aos carros-pipa, ao todo são 407 distribuídos para atender a todo o Estado, por meio do Exército Brasileiro, da Defesa Civil e da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern). Este número ainda deve ser ampliado, conforme solicitação da governadora Rosalba Ciarlini.
Nos próximos dias, o Governo do Estado lançará uma campanha de conscientização da população sobre a importância de economizar a água. Outra medida que já vem sendo estudada, diante da gravidade da situação – que já soma prejuízos na ordem de R$ 4 milhões – é o racionamento de água.
Atualmente, 144 municípios estão em situação de emergência por seca, dentre os quais 15 já estão em colapso total de água sofrendo desabastecimento até na zona urbana. A expectativa é de que sete deles entrem em normalidade após o funcionamento da Adutora do Alto Oeste.

Nenhum comentário: