domingo, 10 de março de 2013


Capela Sistina quase pronta para o Conclave

O porta-voz do Vaticano, o padre Federico Lombardi, revelou este sábado novos dados sobre o processo de eleição de um novo Papa.
O fumo surge quando se queimam os boletins no final das votações. Não é no final de cada votação, mas no final da manhã e da tarde. Portanto, se não houver eleição, ou se a eleição acontecer no final da segunda votação da manhã ou da tarde, o horário normal do fumo será por volta das sete da tarde e do meio-dia. Se houver uma eleição no primeiro escrutínio da manhã ou da tarde, o fumo, que neste caso será branco, sairá a meio da manhã ou a meio da tarde, explicou Lombardi.
O Conclave é composto por 115 cardeais que vão votar no sucessor de Pedro. De acordo com a norma da Igreja, o Papa não sucede a outro Papa, mas sim a Pedro.
Se na votação não houver uma maioria de dois terços para o mesmo nome, o fumo que pode ser visto da Praça de São Pedro será preto. Dessa forma, os fiéis sabem que ainda não há um eleito e que os cardeais vão continuar a votar. Quando um dos nomes conseguir 66 por cento dos votos, o fumo será branco, seguindo-se a apresentação do novo Papa aos fiéis.
BCC

Nenhum comentário: