quinta-feira, 6 de dezembro de 2012


Servidores do Detran/RN paralisam atividades 

Os trabalhadores do DETRAN/RN irão paralisar suas atividades nesta quinta-feira (6) por 24 horas. O protesto é contra o descumprimento do edital do concurso realizado em dezembro de 2010 e as condições precárias de trabalho.
Após 4 meses de espera, os servidores tiveram seus salários pagos com valores inferiores ao informado no edital do concurso. As condições de trabalho estão tão precárias que, em algumas situações, os servidores precisam comprar água e material de limpeza para poderem trabalhar.
O DETRAN/RN é um dos órgãos que mais arrecada. Milhões são recolhidos, entretanto o que tem sido visto é o sucateamento e o desrespeito aos usuários e aos direitos dos trabalhadores. De acordo com Santino Arruda, presidente do Sindicato dos Servidores da Administração Indireta do RN (SINAI-RN), ao contrário de reportagens veiculadas na mídia, os funcionários não são os causadores dos problemas no atendimento. “O processo de privatização da autarquia suga mais de 50% da sua arrecadação é o grande responsável por tudo isso”, afirma.
Na Coordenadoria de Habilitação, por exemplo, a Interprint ocupa boa parte do espaço utilizando energia elétrica, água e toda a infraestrutura do DETRAN/RN sem pagar aluguel, além de ser beneficiado por um contrato milionário para a emissão de carteiras de habilitação. Clínicas terceirizadas também disputam o espaço na coordenadoria. “Chega! Queremos um DETRAN/RN público e de qualidade, sem a interferência do setor privado que penaliza o usuário e submete o servidor às péssimas condições de trabalho”, desabafa o sindicalista.
Santino Arruda defende que os servidores nomeados recentemente por concurso público tem o direito de receber seus salários conforme o edital de convocação e que a categoria precisa de investimento nas condições de trabalho para prestar um bom serviço à comunidade. “As terceirizações e privatizações no DETRAN/RN precisam acabar. O Sindicato exige que a governadora pague os salários dos servidores do DETRAN/RN, conforme edital e invista nas condições de trabalho da categoria”, critica o presidente do SINAI-RN.

Nenhum comentário: