quinta-feira, 25 de outubro de 2012


Bandidos de colarinho branco finalmente começaram a ser presos no Brasil

25OUTUBRO
Brasil, o País da impunidade. A sentença que nascemos e crescemos ouvindo de todos os lados começou a mudar no solo brasileiro. Os bandidos de colarinho branco, antes acima de qualquer suspeita, começaram a ser colocados atrás das grades. O abismo entre os efeitos da Justiça para pobres e ricos ainda é profundo. Mas, passos importantes estão sendo dados para acabar com a impunidade, na nossa história contemporânea.
O julgamento do mensalão, realizado pelo Superior Tribunal Federal (STF), é um grande exemplo de mudança da concepção de que a Justiça só pune pobre. Poderosos do alto escalão petista, como José Dirceu, José Genoíno e Delúbio Soares, foram condenados pelos crimes que cometeram. Eles aguardam as penas imputadas aos atos. Assim como o trio, dezenas de criminosos de colarinho branco também foram condenados no mesmo processo.
Outro caso emblemático foi o do ex-senador Demóstenes Torres, que possuía ligação com o bicheiro Carlinhos Cachoeira. Torres foi expulso do Democratas, teve seu mandato cassado pelo Senado e ainda foi demitido do cargo de promotor de Justiça de Goiás.
Recentemente, no Rio de Janeiro o banqueiro Luis Octavio Índio da Costa, ex-dono e ex-presidente do Banco Cruzeiro do Sul, foi preso no CDP (Centro de Detenção Provisória) 3 de Pinheiros.Ele é suspeito de ter cometido crimes contra o sistema financeiro e contra o mercado de capitais, além de lavagem de dinheiro.
O Brasil ainda tem muito a evoluir. Mas, está no caminho certo. Com a fiscalização cada vez mais ostensiva do Ministério Público, a presença marcante da imprensa e a vigilância da sociedade, iremos caminhar para que a Justiça realmente faça justiça em todos os casos.

Nenhum comentário: